Exposição pedagógica mostra os resultados
Em 2007 o projeto teve continuidade no município, com o patrocínio parcial da Associação Beneficente Tobias e da Fundação Software AG, da Alemanha. Foram ministradas cerca de 70 horas-aula para os professores do ensino infantil e ensino fundamental, em duas turmas paralelas, em vários encontros durante o ano. O trabalho culminou com uma exposição pedagógica realizada no fim do ano letivo, onde foram expostos os cadernos e demais trabalhos realizados pelos alunos dos participantes no projeto.
A capacitação foi feita por professores da Escola Aitiara, de Botucatu. Para o ensino infantil atuam como capacitadoras Marisa Cristina dos Santos e Sandra Regina Schorn, e para o ensino fundamental Karla Christine de Figueiredo Neves, Valquiria Cassimiro da Silva e Matthias Zaeslin.
Experiência adquirida
Este trabalho em 2006 e 2007 nos permitiu chegar às seguintes conclusões:
Quando os professores vivenciam com suas crianças os benefícios de uma proposta de trabalho, eles se esforçam para mantê-la e aprofundá-la. Neste município as professoras do ensino infantil já haviam tido uma introdução da pedagogia Waldorf 8 anos antes de começarmos nosso trabalho. Como gostaram muito dos resultados, mantiveram por 8 anos a proposta sem nenhum outro apoio externo. Quando começamos o projeto em 2006 tivemos uma recepção muito boa.
Só o fato de que todos os professores e coordenadores do município participem do projeto não é suficiente para garantir 100% de sucesso. Quando começamos a implantação do projeto junto aos professores do ensino fundamental, esbarramos com um problema político. Alguns professores simpatizantes do partido de oposição, mantiveram-se refratários às mudanças orientadas pela nova secretária de educação, o que prejudicou o aproveitamento de parte do grupo.
Veja neste vídeo alguns resultados.