October 5, 2017

9 – O Ritmo – na vida, na escola e na sala de aula

 

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Capítulo do livro Pedagogia Waldorf 100 anos+

Foto de acervo – Escola Rural Ipê Amarelo – Atibaia SP

“Todos os estados possíveis da manifestação universal são estados atômicos e vibratórios. A existência de oscilação ou vibração importa necessariamente na existência do ritmo, que é o número de vezes que a coisa oscila de um polo a outro, na unidade de tempo. Tudo no universo tem seu ritmo próprio.” Caio Miranda

 

O RITMO NA VIDA

Em sua formação, o professor Waldorf é conduzido a uma profunda reflexão sobre a importância do ritmo na vida, pois, na verdade, vida é ritmo. A natureza é permeada de ritmos, e a vida acontece através deles. Nós vivemos dentro de um grande ritmo cósmico solar que é o dia e a noite, e também de um ritmo lunar. Toda a vida é regida por ritmos. Assim, os animais diurnos acordam ao amanhecer e se recolhem ao anoitecer, como fazia o homem primitivo, a fotossíntese acompanha o ritmo do dia e da noite, as estações do ano o ritmo de translação da Terra, e as marés o ritmo da Lua.

Nosso organismo também é pródigo em ritmos, começando pela respiração (inspiração e expiração), pela pulsação cardíaca (sístole e diástole), vigília e sono, e todos os nossos ritmos metabólicos. Sabemos também que quanto mais vivemos de acordo com os ritmos naturais, tanto mais saudáveis somos física e animicamente. Quando dormimos pouco ou nos alimentamos de forma irregular, sentimos os efeitos negativos da falta de ritmo. Segundo McAlice, embora estes processos rítmicos estejam relacionados ao âmbito fisiológico, podemos verificar que também se relacionam diretamente com o estado anímico. “Quão diferente é a respiração no momento em que, ansiosos, esperamos o desenlace de uma história de aventuras, ou quando, num estado de quase adormecimento, escutamos uma sinfonia.” (1)

O que estes grandes ritmos da vida têm em comum é que não podemos mudá- los, temos de nos adaptar a eles. Na vida moderna, com todas as suas demandas e tecnologias – como a luz elétrica, por exemplo – alteramos alguns dos nossos ritmos naturais, porém Alexander Bos chama nossa atenção para o fato de que “justamente pela libertação dos ritmos naturais, o ser humano pode vivenciar uma tremenda liberdade. Mas ele deve saber que está fora do âmbito das forças vitais que o suportam e que, portanto, corre riscos. Não é por mero acaso que, nestes tempos atribulados, em que os ritmos nos dão muito pouco suporte, uma das principais causas de morte sejam enfarte do coração e distúrbios circulatórios, que ocorrem exatamente nos centros de nosso sistema rítmico.” (2)

Assim, é muito importante que o professor possa estabelecer para si um ritmo de vida saudável, respeitando seus limites, alternando tempo de trabalho com tempo de lazer e repouso, e tempo de ensinar com tempo de aprender. Também é preciso orientar os pais sobre a importância de manter um ritmo saudável na vida da criança. Crianças não devem comer cada dia num horário, tomar banho cada dia num horário, não saber quem vai buscá-la na escola e a que horas que vai etc., pois não saber o que vai acontecer sempre gera insegurança e ansiedade. A criança pequena precisa de um ritmo dirigido pelo adulto, de acordo com o ritmo da natureza, que seja o mais saudável possível. Deve acordar cedo e dormir cedo, e não fazer horário de adulto, dormindo às 23 horas. Isso prejudica a qualidade do sono e até o crescimento.

Como o período da manhã é o mais adequado para o aprendizado, nas escolas Waldorf associativas geralmente todas as turmas são matutinas, e as classes dos maiores têm aulas alguns dias também no período da tarde, além de atividades extracurriculares que cada escola pode oferecer. Cada turma costuma ter uma sala de aula exclusiva por todo o ano, pois não há uma turma de manhã e outra de tarde usando uma mesma sala. No entanto, a Pedagogia Waldorf também é realizada em outras situações, e ajusta-se a outras realidades sociais e econômicas, para não deixar de beneficiar crianças, adolescentes e jovens sempre que há oportunidade para isso.

Ritmo é saúde, e até as tarefas de casa para a escola devem ser feitas em horário adequado. Segundo a professora Cristina Ábalos, é importante haver lição de casa, mas apenas numa dose homeopática, um “digestivo” para todo o conteúdo que foi dado na aula, e ela deve ser feita num horário nobre, quando a criança está com todas as suas energias, e não tarde da noite. (3)

Na escola, as crianças e as famílias também vivenciam o ritmo das estações do ano com as festas e épocas comemorativas, que veremos no próximo capítulo.

 

O RITMO E O ENSINO EM ÉPOCAS

Ritmo também representa transformação. O ar que inspiramos é muito diferente do ar que expiramos, e o inverno muito diferente da primavera. Além de serem de suma importância em relação aos nossos processos vitais, os ritmos também marcam nossos processos cognitivos. A alternância entre saber e esquecer marca todo o nosso aprendizado. McAlice chama nossa atenção para o fato de que quem já sabe escrever esqueceu-se, por certo, do imenso esforço despendido para desenhar as primeiras letras. Aquilo que se aprende pode ser de novo esquecido, porque se transforma em capacidade. O ritmo inerente à recordação e ao esquecimento passa a constituir uma metodologia de base para o desenvolvimento das capacidades. (4)

No ensino fundamental, as matérias que apelam para o pensar, a reflexão e a representação mental, são ministradas pelo professor de classe em épocas, que formam unidades de ensino. As outras matérias, como línguas, educação física, trabalhos manuais, música etc., geralmente são ministradas por professores especialistas. Ou seja, durante três ou quatro semanas consecutivas o professor de classe ensina matemática, por exemplo, depois vem uma época de português, depois uma de história e assim por diante, sempre na primeira aula do dia, com cerca de duas horas. Desta forma é possível aprofundar o estudo de cada matéria, e o tempo disponível permite utilizar elementos lúdicos e artísticos que ajudam o aprendizado efetivo. Existe sempre uma pausa entre as épocas de uma mesma matéria, permitindo que as crianças “esqueçam” por algum tempo o assunto. Assim como a noite representa um “esquecimento” e um descanso de nossas tarefas do dia, e, muitas vezes, acordamos com a solução de um problema que não havíamos descoberto no dia anterior, o mesmo acontece com as matérias. Como sementes que descansam durante o inverno e brotam na primavera. Quando a matéria retorna é feita primeiro uma recapitulação da época anterior, experiência esta que, segundo Carlgren e Klingborg, sempre surpreende, pois mostra que o que foi absorvido com entusiasmo, atinge na recapitulação um grau de maturidade mais elevado. Também o que não foi entendido – por exemplo, na matemática – de repente pode parecer fácil ou natural. “Não existe outra forma de trabalho que ofereça tantas possibilidades para concentrar e ativar o interesse das crianças e para configurar a matéria com imagens tão completas e marcantes.” (5)

Após a aula de época, segue-se um intervalo para recreio, e em seguida são ministradas as matérias que demandam uma repetição constante, como línguas estrangeiras, educação física, música, euritmia, e os trabalhos práticos e artísticos, como horticultura, marcenaria, trabalhos manuais etc, sempre que possível integrados com os conteúdos das aulas de época. Esta organização visa o melhor ritmo para o aproveitamento do aluno, e não necessidades ou comodidades dos professores.

No 4° ano, por exemplo, durante a época de zoologia, enquanto estudam o tema com o professor de classe, os alunos aprendem a modelar animais em argila nas aulas de trabalhos manuais. No 5°ano, paralelamente à época do estudo da Grécia, nas aulas de educação física a turma se prepara para realizar os jogos gregos, que deram origem às olimpíadas, incluindo modalidades como cabo de guerra, corridas, lançamentos de disco e de dardo, saltos e luta. Esta luta é no estilo greco-romano simplificado, em que dois oponentes medem sua força para ver qual consegue empurrar o outro para fora de um círculo, marcado no chão. Geralmente as turmas de 5°ano de várias escolas de uma região realizam estes jogos juntas, anualmente.

Um aspecto rítmico que também beneficia o ensino no dia a dia é o hábito do professor, antes de ministrar a matéria do dia, sempre incentivar os alunos a relembrar a do dia anterior, fazendo uma retrospectiva, o que exercita a memória e favorece a assimilação.

 

A ORGANIZAÇÃO RÍTMICA DA AULA – Harmonização e Disciplina

Na escola Waldorf, a organização de uma aula tem como pano de fundo a alternância harmônica entre atividades expansivas (expirar) e atividades introspectivas (inspirar), entre falar e ouvir, entre exercitar e prestar atenção, entre fazer e pensar, entre descontração e concentração. Isto corresponde à alternância rítmica saudável, um “pulsar” que favorece uma aprendizagem mais eficiente e natural. Essência de tudo que existe em movimento, o ritmo traz segurança, favorece a coragem e a confiança. Desta forma, busca-se um desenvolvimento equilibrado das capacidades de Pensar, Sentir e Agir. A aula organizada de forma a contemplar o desenvolvimento destas três capacidades humanas é chamada de aula trimembrada.

When a class does not take this harmonic alternation into account, and focuses, for example, only on Thinking activities, on cognitive activities, it can become tiring for children, who tend to disperse and become disinterested. If the class does not have its moments of relaxation led by the educator, if it does not “breathe”, the students seek this relaxation on their own, and then the teacher loses control of the discipline. This is the time when the class becomes a struggle of the teacher trying to control the class, and stress tends to be high and learning low. In the same way that a young child needs more hours of sleep than an adult, the amount of time a child can stay focused on a cognitive subject only evolves with age, and needs to be respected for teaching to be productive.

Nas escolas Waldorf todo dia começa com um “bom dia” do professor para o aluno. Os professores de classe chegam à sua sala de aula sempre antes dos alunos, e esperam para recebê-los para o início do dia. É importante chegar uns 10 minutos antes dos alunos para abrir a sala, arrumar as coisas e tomar posse do espaço, de corpo e alma, para acolher as crianças. Assim que chega a hora de começar a aula, os alunos formam uma fila na porta da sala e o professor os recebe cumprimentando um a um pegando na sua mão e olhando nos seus olhos. Bom dia, João, bom dia, Maria, bom dia, Joana. Neste momento é feito um contato pessoal, e o professor aproveita para fazer algum comentário, elogiar o penteado, perguntar do irmãozinho recém-nascido, elogiar uma blusa nova etc. Neste toque, neste contato direto, o professor também pode perceber se a criança está bem, ou se está com um comportamento diferente, que indique a necessidade de uma atenção especial.

 

“Esse encontro do olhar da criança pequena que olha para cima e vê este adulto à sua frente, pode ajudar esta criança a venerar seu professor, não como um ídolo, mas com profundo respeito por este ser que tem algo a lhe dizer. A cada dia precisamos resgatar este olhar da criança e, claro, fazer por merecê-lo. Esta ação leva 5 minutos, mas você ganha o dia com este aperto de mão.” (6) Cristina Ábalos

 

Assim, após cumprimentar os alunos, começam as atividades em sala de aula. Inicialmente, nas classes do ensino fundamental, é recitado o Verso da Manhã, de autoria de Rudolf Steiner, com todos os alunos em pé. Este verso é recitado nas escolas Waldorf, em todos os países, desde o início das atividades da primeira escola Waldorf, em 1919. Apresentamos abaixo o verso recitado pelas classes do 1° ao 4° ano, e o verso para as classes do 5° ao 8° ano:

 

VERSO DA MANHÃ – 1° ao 4° (Rudolf Steiner)

With your dear light,
the sun brightens the day,
and the power of the spirit,
that shines in my soul,
dá forças aos meus membros.
In the sunlight, O God,
I worship human strength,
that you kindly
planted in my soul,
so I can be
looking forward to work,
so I can have
desire to learn.
From You come light and strength.
That to you flow back
love and gratitude.

 

VERSO DA MANHÃ – 5° ao 12° ano (Rudolf Steiner)

I contemplate the world
where the sun shines,
onde estrelas brilham,
where the stones sleep,
where the plants live
and living grow,
where the animals feel
and feeling live.
where already the man,
having the soul in you,
sheltered the spirit.
I contemplate the soul
that resides in me.
the divine spirit
act inside her,
as it acts
over sunlight.
he hangs out
in the vastness of space
e nas profundezas
da alma também.
I beg you,
O divine spirit:
what blessings and strength
for me to learn,
for me to work,
grow inside of me.

 

rhythm exercises

Todos os dias, após o verso da manhã, no ensino fundamental, o professor de classe inicia sua aula com uma atividade rítmica. São exercícios que têm como objetivo principal harmonizar a classe e deixar os alunos mais predispostos à aprendizagem. Ocorre que cada criança chega à escola num estado de ânimo diferente. Algumas chegam afobadas porque estavam atrasadas, outras ainda estão com sono, outras ouviram os pais discutirem, ou ficaram muito tempo no trânsito etc., ou seja, não estão ainda prontas para a aprendizagem. Então, o professor orienta uma atividade feita em pé, com os alunos se movimentando com ritmo, uma atividade física que todos fazem juntos, acompanhada pela declamação de um poema, ou cantando uma música, com palmas ou gestos ritmados.

Por menor e mais simples que seja, um poema dito em coro na sala de aula ajuda cada aluno a sentir que faz parte de um todo. De forma lúdica e alegre, ensinam-se exercícios de ritmo com poemas e canções – que até podem fazer parte de uma futura peça de teatro – que são executados por todos. Músicas e poemas com ritmo enriquecem o vocabulário e a linguagem oral, permitem vivenciar vários temas educativos, e ajudam a “afinar” a classe, preparando-a para o aprendizado.

Estes exercícios são criados pelo professor da classe, ou por outros professores e adaptados à classe e ao momento. São feitos na sala de aula, em volta das carteiras, ou num espaço aberto empurrando-se as carteiras para as laterais ou para o fundo da sala. Como é uma atividade lúdica diária, da qual as crianças gostam, é facilmente conduzida pelo professor. As crianças aprendem comandos musicais para formar a roda, e para voltarem aos seus lugares, ao término da atividade. Elas se movimentam, exercitam dicção, vocabulário, musicalidade, sociabilidade – ao darem as mãos, se tocarem e se olharem –, e assim acontece um acordar do corpo inteiro. Repete-se a atividade durante vários dias, o professor vai introduzindo aos poucos novos desafios e dificuldades, e depois os exercícios vão sendo substituídos por outros, de acordo com o programa estabelecido pelo professor. Nos três primeiros anos do ensino fundamental é importante que a parte rítmica seja realizada em roda, com as crianças em pé e livres para se movimentarem. O círculo é a forma perfeita, que integra a todos e onde cada um enxerga o todo. (7)

Temas da matéria da época podem ser introduzidos pelo professor nestas atividades. As tabuadas, por exemplo, são exercitadas através de exercícios com gestos ritmados que ajudam na memorização dos resultados. Para os pequenos, podem ser feitas contagens ritmadas, de frente para trás e de trás para frente, ou pulando corda. Jogos de atenção também são muito utilizados, assim como a geografia corporal, que é trabalhada com exercícios que conduzem os alunos a exercitar direita e esquerda, frente e atrás, em cima e embaixo, dentro e fora, sempre com movimentos ritmados e ilustrados com uma música ou poema. Nessa idade, literalmente, aprende-se com o corpo inteiro.

Esta parte rítmica da aula integra as atividades dos três âmbitos, Pensar, Sentir e Agir, de uma forma dinâmica e divertida e dura de 15 a 20 minutos. Ao contrário do que se pode pensar, é um tempo que se está ganhando para o ensino, pois além de seu valor educativo intrínseco, melhora a produtividade do restante da aula. Os alunos que chegam à escola mais agitados têm a oportunidade de gastar um pouco da sua energia e se acalmar, e os que chegam mais letárgicos ficam mais despertos, todos prontos para a receber o conteúdo do dia.

 

Thinking - Cognitive Activities

Depois da parte rítmica, as crianças estão prontas para o trabalho cognitivo, o exercício do Pensar. Este se inicia com uma retrospectiva da aula do dia anterior, quando o professor estimula as crianças a contarem, de forma espontânea, do que elas se lembram. Trata-se de ativar a memória, o recordar. Em seguida, então, o professor apresenta a matéria programada para o dia. Durante o segundo setênio (7 a 14 anos), a porta de entrada para o aprendizado é o Sentir. Ou seja, o professor precisa conseguir entusiasmar seus alunos, e de forma planejada envolvê-los através da vivência lúdica dos conteúdos para que eles tenham entusiasmo e motivação para aprender. Depois da vivência é que vem a conceituação através do Pensar. Todo o aprendizado no ensino fundamental caminha do concreto para o abstrato, do artístico para o intelectual.

Na matemática, por exemplo, as contas começam a ser feitas com pedrinhas, sementes ou gravetos antes de serem exercitadas na lousa e nos cadernos. Depois, passam a ser feitas contas usando imagens que representem quantidades concretas (objetos, frutas etc), antes de passar para os números, que são representações abstratas. Ao contrário do sistema tradicional, que é sintético, onde cada operação tem apenas um resultado possível (ex: 6+6=12), trabalhamos com o sistema analítico e as quatro operações são ensinadas praticamente ao mesmo tempo. De quantas formas podemos obter 12 pedrinhas? Começando pelo resultado as crianças exercitam o caminho analítico, que oferece várias possibilidades (ex: 12=6+6; 12=7+5; 12=3×4; 12=15-3; 12=2×3+6 etc). Assim, a matemática já se inicia como um jogo divertido que estimula a criatividade, ao invés de bitolar o raciocínio.

Nas escolas Waldorf, os livros didáticos são usados apenas para preparo e planejamento do professor. Ele é livre para preparar suas aulas, escolher ou criar exercícios rítmicos, poemas, histórias, peças de teatro etc, que ajudem os alunos a vivenciarem os conteúdos a serem ensinados.

A professora de classe Tatiana Fávaro Lima dando aula de matemática para o 1° ano.
Escola Grão Saber Curitiba – PR. Foto de Vanessa Stella

Na imagem acima, por exemplo, a professora criou um personagem para cada um dos sinais matemáticos. O que está na lousa, de azul, é o personagem da adição, sobre o qual ela conta uma pequena história onde ele gosta muito de juntar as coisas. Podem ser frutas de um pomar, por exemplo. Para envolver ainda mais as crianças, ela providenciou para cada uma um gorro igual ao usado pelo personagem. O da subtração pode ser um personagem distraído que perde as frutas no caminho e acaba chegando com menos do que colheu, o da multiplicação gosta de ir buscar várias vezes a mesma quantidade, e o da divisão sempre quer dividir tudo que foi colhido igualmente para cada um. Isso é só um exemplo, cada professor cria sua própria história para que os alunos aprendam de uma forma lúdica e viva, muito diferente do que ensinar as quatro operações apenas com números e sinais frios.

 

Agir – atividades volitivas

Após o exercício do Pensar, os alunos devem fazer uma tarefa que exija uma ação individual transformadora, como trabalhar no caderno da matéria do dia, fazer um desenho, uma pintura ou outro trabalho manual, indicado conforme a idade dos alunos.

Os cadernos expressam a individualidade de cada aluno, e são muito importantes para o desenvolvimento da sua vontade de Agir, muito diferente do que as apostilas para preencher que a maioria das escolas convencionais utiliza. São usados cadernos sem pauta, que exigem um esforço maior dos alunos para escrever seus textos, exercitando sua coordenação e também permitem que a criatividade dos alunos seja desenvolvida com lindos desenhos ilustrando as matérias. Os cadernos são desenhados e, quando prontos, representam uma vitória alcançada pelo aluno, são como pequenos livros escritos sobre cada matéria, e são expostos à comunidade durante a Exposição Pedagógica anual, que todas as escolas Waldorf realizam.

Além dos trabalhos manuais que podem ser realizados na própria sala de aula, como o tricô e o crochê, por exemplo, e que ajudam o professor a estabelecer o ritmo saudável na aula, outros são realizados em salas especiais, como marcenaria ou modelagem em argila por exemplo.

 

Feel – tell stories

As histórias atuam sobre o Sentir e são um alimento anímico para as crianças, tendo grande importância para sua formação ética e moral, e para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação. As histórias não são lidas, são contadas de memória. O professor / narrador também precisa preparar-se com um trabalho interior, antes de contar uma história, para conseguir transmitir com profundidade, serenidade e respeito a imagem conceitual representada por ela. As histórias ainda podem ser objeto de desenhos por parte dos alunos, e até de desenhos de lousa pelo professor.

Também é muito importante aqui o conhecimento do professor sobre os temperamentos dos alunos. Assim, quando o professor estiver descrevendo vários detalhes, indo rapidamente de um a outro, estará falando aos sanguíneos, quando estiver descrevendo a mesa do banquete, estará “alimentando” os fleumáticos, quando descrever a tristeza da princesa presa na torre do castelo, estará falando aos melancólicos, e ao descrever a força e determinação do herói, aos coléricos.

Os tipos de histórias a serem contadas devem ser adequados à idade das crianças. Nas escolas Waldorf, conta-se histórias desde o jardim de infância até o fim do ensino fundamental. Passerini nos esclarece que “o conteúdo dessa atividade educativa é conhecido como o currículo da alma, ou seja, um currículo de conteúdos que propiciam a aquisição de imagens conceituais ou paradigmas para a compreensão individual e para o comportamento social”. (ênfase do autor) (8)

No currículo Waldorf, as indicações são para que se contem contos de fada para as crianças de 6 a 7 anos, fábulas e lendas aos 8 anos, histórias de superação aos 9 anos, mitologias aos 10 anos, mitologias e primeiras civilizações até história da Grécia aos 11 anos, história de Roma aos 12 anos e biografias dos 12 aos 14 anos. Cada tipo de história atende a objetivos pedagógicos inerentes a cada faixa etária, em função de suas características e necessidades de desenvolvimento, sendo que a decisão sobre que história contar, é sempre do professor de classe. Mais adiante detalharemos um pouco mais como as histórias são usadas como instrumento pedagógico.

E quando chega o momento dos alunos voltarem para casa, o professor de classe se despede de um por um da mesma forma como os recebeu na chegada. Dá um aperto de mão olhando nos olhos e aproveita para fazer um elogio, um agradecimento, mandar um recadinho, para que cada aluno volte para casa com o coração aquecido.

 

Bibliography

  1. MCALICE, Jon and GÖBEL, Nana, et al (Coord.). Waldorf Pedagogy – UNESCO.1994, p. 31.
  2. BOS, Alexander. Challenges for a Social Pedagogy. 1986, p. 91.
  3. ÁBALOS, Cristina MB Class of the Dom da Palavra project (recorded on video). 2008
  4. MCALICE, Jon and GÖBEL, Nana, et al (Coord.). Waldorf Pedagogy – UNESCO, 1994, p. 30.
  5. CARLGREN, Frans e KLINGBORG, Arne. Educação para a Liberdade – a Pedagogia de Rudolf Steiner. 2006. p.45
  6. ÁBALOS, Cristina MB Class of the Dom da Palavra project (recorded on video). 2008
  7. SALES, Ruth. Theater at School – vol.1. Pedagogical guidelines by Cristina MB Ábalos, Dora R. Zorsetto Garcia and Vilma L. Furtado Paschoa. 2007, p. 17.
  8. PASSERINI, Sueli Pecci. Ariadne's Thread: A Path to Storytelling. 2004, p. 120.

 

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