Coleção em cinco volumes – de Ruth Salles
O teatro, usado como instrumento pedagógico, é uma poderosa ferramenta para a educação. Permite ensinar de forma lúdica e prazerosa, e ajuda a criança a aprender através da vivência dos conteúdos. Embora sua utilização seja considerada de grande importância, inclusive segundo os Parâmetros Curriculares Brasileiros, sempre houve uma carência de textos apropriados e de orientações aos professores para sua aplicação didática, em sala de aula. Esta obra veio para suprir esta lacuna.
A coleção TEATRO NA ESCOLA, com 5 volumes, traz um acervo inédito composto por 66 peças teatrais de autoria da poetisa Ruth Salles, que foram criadas ou adaptadas especialmente para serem representadas por classes escolares do ensino fundamental, atendendo aos objetivos pedagógicos de seus professores. A maioria das peças tem músicas, cujas 98 partituras estão incluídas na coleção. Todas já foram encenadas na Escola Waldorf Rudolf Steiner, em São Paulo, onde o teatro é usado como instrumento pedagógico no ensino fundamental.
Sua primeira edição foi premiada pela Secretaria de Cultura de São Paulo, em 2007.
Sinopses
Teatro na Escola 1 traz 8 peças baseadas em contos de fadas, que são sugeridas para as crianças de 6 a 7 anos, e 10 peças baseadas em lendas e temas da natureza, que são sugeridas para crianças de 8 anos. O mundo da criança nesta idade é um teatro constante, um contínuo faz de conta. O papel do educador é, em sua essência, organizar este mundo e configurá-lo de forma a explorar saudavelmente todas as suas possibilidades. Uma das maneiras é através do teatro, tal como o entendemos neste contexto. A maioria das peças contém músicas, cujas partituras acompanham o texto. O livro traz também as orientações pedagógicas sobre como utilizar o teatro como instrumento pedagógico de acordo com a idade dos alunos.
Teatro na Escola 2 traz 11 peças baseadas em temas que representam a atuação do ser humano no mundo, baseadas tanto em histórias cristãs, como no trabalho do homem e na língua portuguesa, que são sugeridas para crianças de 9 anos. Elas trazem imagens que traduzem em profundidade o momento pelo qual esta criança está passando, e mostram que o homem não pode ser passivo na Terra, e que, com seu trabalho, ele pode atuar no mundo e garantir sua sobrevivência. A maioria das peças contém músicas, cujas partituras acompanham o texto. O livro traz também as orientações pedagógicas sobre como utilizar o teatro como instrumento pedagógico de acordo com a idade dos alunos.
Teatro na Escola 3 traz 13 peças baseadas em episódios da história do Brasil, na língua portuguesa e em temas da mitologia nórdica, que são sugeridas para crianças de 10 anos. Através destas histórias, as crianças podem penetrar de forma imaginativa em alguns segredos da existência humana. São imagens vigorosas, que “sacodem” saudavelmente as crianças e que lhes falam de honra, coragem, luta e outros valores fundamentais. As histórias, tocando seu coração, traduzem a mudança de consciência pela qual elas estão passando. A maioria das peças contém músicas, cujas partituras acompanham o texto. O livro traz também as orientações pedagógicas sobre como utilizar o teatro como instrumento pedagógico de acordo com a idade dos alunos.
Teatro na Escola 4 traz 15 peças baseadas em temas e lendas brasileiros, e em temas das mitologias da Índia, da Grécia e do Egito, que são sugeridas para crianças de 11 anos. Nesta idade, a criança já tem a percepção da diversidade regional do Brasil. Através desta abordagem, tem-se o caminho para investigar as diferenças naturais e socioculturais. Os alunos podem ser conduzidos ao ambiente e à atmosfera das culturas antigas, e então percebem que os homens daquele tempo não pensavam, sentiam e agiam como nós. A maioria das peças contém músicas, cujas partituras acompanham o texto. O livro traz também as orientações pedagógicas sobre como utilizar o teatro como instrumento pedagógico de acordo com a idade dos alunos.
Teatro na Escola 5 traz 9 peças que trazem vivências humanas mais profundas, sugeridas para esta fase que os jovens adolescentes de 12 a 13 anos estão passando. Permitem uma percepção maior das histórias de vida, e dos sentimentos daqueles que viveram os acontecimentos caracterizados. O estudo através de uma biografia não se restringe à simples narração da vida de alguém, mas à construção de uma imagem ampla desse ser, de forma que ele viva no interior dos jovens e o mundo seja visto a partir de sua visão. A maioria das peças contém músicas, cujas partituras acompanham o texto. O livro traz também as orientações pedagógicas sobre como utilizar o teatro como instrumento pedagógico de acordo com a idade dos alunos.
Para adquirir os livros acesse nossa TIENDA.
****