2004 – Resultados em Itapecerica da Serra

 

Impressão ou PDF

 

Projeto Dom da PalavraComeçamos a atingir nossos objetivos

O trabalho das professoras Cecília Bonna e Cristina Brigagão Ábalos foi excelente, o que conquistou a simpatia de todos os participantes. O curso causou um forte impacto na autoestima dos professores, em especial dos que conseguiram realizar com sucesso, junto a seus alunos, as atividades propostas.

Ao término do 1° seminário, foi aplicado um questionário aos professores para avaliação do projeto. Veja alguns resultados:

100% consideraram que as práticas aprendidas podem ser aplicadas em seu trabalho cotidiano.
100% consideraram que as práticas aprendidas podem tornar suas aulas mais interessantes para os alunos, e produtivas.
100% indicam o curso para seus colegas.
83% indicam o curso também para os coordenadores pedagógicos e diretores das escolas.
100% dos participantes declararam querer conhecer mais sobre a pedagogia Waldorf.

Após as visitas realizadas nas escolas, para conhecer as classes e o trabalho de cada professor, pudemos verificar que mais de 80% deles começaram a aplicar exercícios com ritmo e poesia com seus alunos, e alguns com ótimos resultados. Em breve, poderemos apresentar um vídeo sobre esta etapa do trabalho.

 

Experiência adquirida

Este seminário nos permitiu chegar às seguintes conclusões:

1. O modelo proposto foi adequado, assim como o conteúdo. Para um próximo seminário, os ajustes necessários serão relativamente poucos.

2. Confirmamos que as chances de sucesso serão maiores, quanto maior for o número de professores participantes de uma mesma escola. Num próximo seminário, incentivaremos a participação de coordenadores pedagógicos e diretores de escolas, para facilitar a implantação de uma nova didática nas escolas.

3. É melhor trabalhar com os professores de 1ª a 4ª séries juntos, formando um mesmo grupo. Inicialmente, havíamos previsto separá-los em dois grupos, um com professores de 1ª e 2ª séries, e outros com os de 3ª e 4ª séries, adequando os conteúdos. Aconteceu que os professores nos pediram para participar dos dois grupos, pois nem sempre ficam com a mesma série, de um ano para o outro. Assim foi feito, e isso gerou um maior entrosamento entre colegas e uma troca de experiências mais rica.

 

Ablagerungen

“Exercícios com ritmo, declamação de poemas, realização da aula trimembrada e avaliação de temperamento são práticas que podem ser aplicadas no meu trabalho cotidiano, sem esquecer o poema da manhã. O mais importante neste projeto foi ter tornado possível uma reflexão sobre o meu EU PROFESSORA, e a aplicação de práticas que me deixaram mais próxima dos meus alunos e de seus pais. Ponto importantíssimo: Curso ministrado por professoras com prática de sala de aula. Deus vos abençoe.”
Zuleica Maria Freitas Nicomedes
EMEF Guilhermina R. de Moraes

 

“Tenho aplicado as práticas pedagógicas e o resultado é fantástico. O mais interessante foi a forma como os conteúdos foram passados, as atividades rítmicas, sempre partindo do corpo e da nossa vivência. O fazer junto, em conjunto, passando pelas mesmas etapas que os alunos passam para aprender, e a alegria e o carinho como fomos acolhidas e tratadas.”
Rosângela Aparecida Almeida Luz
EMEF José Pereira de Borba

 

“O que mais gostei o projeto foi o cuidado para descobrir e lapidar o ser humano individualizado que existe em cada criança, mas que precisa ser ensinado a viver socialmente. Foi muito bom conhecer algo novo, com a proposta de melhorar a nossa prática. Obrigada.”
Ivana Nogueira dos Santos
EMEF Manacá

 

“O que achei mais interessante foi a visão que se tem do educando, a valorização do mesmo para que este possa desenvolver suas habilidades; o cuidado perante sua mente, corpo e alma em conjunto. Os encontros me instigaram a procurar outras formas de me relacionar com os educandos. Agora os enxergo melhor e tento descobrir suas habilidades.”
Roberta Pires Caetano

 

Teile diesen Beitrag
Facebook
zwitschern
Telegramm
WhatsApp

ABONNIEREN Sie unser Portal mit nur R$ 8,00 pro Monat

und helfen, die Waldorfpädagogik in Brasilien zu säen. Hier unterschreiben.

Höhepunkte
zusammenhängende Posts
Literatura disponível

Der Inhalt dieser Website darf für nichtkommerzielle Zwecke unter gebührender Anerkennung der Autoren und der Website verwendet und gemäß der Lizenz ohne Änderungen weitergegeben werden.
Creative Commons 4.0