Capítulo do livro Pedagogia Waldorf 100 anos+
Foto de Flávio D’Ávila de Moraes – Escola Waldorf Novalis SP
A teoria dos temperamentos – melancólico, colérico, sanguíneo, fleumático – que representam características do comportamento humano, remonta a Empédocles, na antiga Grécia, que os relacionou com os quatro elementos naturais – terra, fogo, ar, água. Hipócrates os chamava de quatro humores. Posteriormente foram também estudados por Kant, Wilhelm Wundt, e mais recentemente pelo psicólogo inglês H.J.Eysenck. (1) Steiner aprofundou este estudo a partir da Antroposofia, e considera o conhecimento dos temperamentos essencial para o professor.
“O homem realmente está dentro de uma corrente que podemos chamar de corrente da hereditariedade, das características herdadas. A isso, porém, ainda se acrescenta, nele, algo diferente, que é o mais íntimo cerne espiritual da entidade humana. Assim, o que o homem trouxe do mundo espiritual une-se com o que o pai, a mãe, os antepassados lhe podem dar […] Aquilo que se coloca entre a linha hereditária e a linha que representa a nossa individualidade expressa-se pela palavra “temperamento”[…], é algo como a fisionomia de sua individualidade mais íntima.” (2) Rodolfo Steiner
O conhecimento dos temperamentos pode ajudar o professor a lidar com os alunos, e principalmente com aqueles que têm um dos temperamentos muito preponderante, pois estas são as crianças mais difíceis de educar. O desafio para cada um de nós é ter um temperamento o mais equilibrado possível, principalmente sendo um professor. Tendo controle sobre seu próprio temperamento, o professor pode ajudar melhor cada aluno a harmonizar seu temperamento. Ao contrário, se o professor for um colérico extremo, por exemplo, poderá ser um tirano na classe, ou se for um fleumático extremo, não conseguirá entusiasmar os alunos a aprender.
Cada ser humano tem uma mistura diferente dos quatro temperamentos. Os temperamentos colérico x fleumático e sanguíneo x melancólico são antagônicos, e assim, geralmente, temos um temperamento preponderante, seu oposto é fraco, e características dos outros dois podem aparecer em níveis intermediários.
O teatro, exemplificado na foto ao lado, é uma atividade que todas as classes do ensino fundamental realizam numa escola Waldorf, e é uma das opções que os professores experientes têm para atuar de forma terapêutica junto a alunos que tenham temperamentos muito unilaterais, escalando-os para papéis que possam representar uma dificuldade que eles precisem superar.
Características principales de los temperamentos.
COLÉRICO | SANGRE | FLEMÁTICO | melancólico | |
Apariencia fisica | Bajo, fornido, erecto, fornido, de cuello grueso. | Esbelto, elegante, bien equilibrado. | Fuerte, corpulento, redondo. | Grande, huesudo, de extremidades pesadas, con la cabeza gacha. |
Andar | Firme, clavando los talones en el suelo. | Ligero, disparando de puntillas. | Ondulante, lento. | Lento, con tendencia a encorvarse, marcha encorvada. |
Ojos | Enérgico, activo. | Bailando, vivo, alegre. | Somnoliento, letárgico, casi siempre medio cerrado. | Trágico, triste, lo siento. |
gestos | Corto, áspero, abrupto, repentino. | Agraciado, vivaz. | Lento, intencional, deliberado. | desanimado |
Modo de hablar | Fuerte, abrupto, enfático, expresivo, vigoroso, intencional, apropiado. | Eloquente, com linguagem floreada. | Reflexivo, lógico, por supuesto. | Hesitante, fraco, não completando as frases. |
relaciones | Amistoso mientras puedas mantener el liderazgo. | Amigável com todos, caprichoso, mutável, inconstante. | Amable pero reservado, insensible, impasible. | Débil, y simpatía sólo por los compañeros de desgracia. |
hábitos | Necesita infectar a todos con su animación. | Es flexible, no tiene hábitos fijos. | Le gusta la rutina, tiene hábitos determinados. | Le gustan las ocupaciones solitarias. |
Alimentación | Le gusta la comida picante y bien preparada. | Pinch, le gusta la comida hermosa, bien presentada. | Come alimentos muy sustanciosos, y todo. | Es meticuloso y le gustan los alimentos dulces. |
Ropa | Le gusta algo individual y extravagante. | Le gustan las cosas nuevas y coloridas. | Tiene un gusto conservador. | Elige ropa sin vida y descuidada. Es difícil de complacer. |
poder de observación | Examina lo que importa, pero se olvida. | Obsérvalo todo, pero olvídalo todo. | Observa e relembra tudo com exatidão, quando suficientemente desperto. | Observa poco, pero recuerda todo. |
Memoria | Pobre | Muy pobre | Bueno con respecto al mundo exterior. | Bueno con respecto a sí mismo. |
Interés | El mundo, sí mismo y el futuro. | el presente inmediato | El regalo no involucrado. | él mismo y el pasado. |
Actitudes | Imponente, agresivo y eventualmente comprensivo. | Amable, amable y comprensivo. | Perspicaz, objetivo. | Egoísta, vengativo, abnegado en casos de sufrimiento. |
Disposición | Fanfarrón, entusiasta, noble, magnánimo, generoso, intolerante, impaciente y aventurero | Amable, amigable, cambiante, superficial, voluble, impaciente, irresponsable. | Leal, firme, letárgica, contenta, maternal, confiable. | Ensimismado, malhumorado, temeroso, deprimido, tiránico, servicial, artístico. |
dibujos y pinturas favoritas | Volcanes, precipicios con la propia conquista de obstáculos. colores fuertes | Un montón de colores brillantes, detalles y movimientos. | Suave, soso, sin interés, de aspecto inacabado. | Colores armoniosos y fuertes. Intenta detallar demasiado. |
Fuente: equipo Colégio Waldorf Micael
Reacción del niño ante diversas situaciones, según temperamentos.
COLÉRICO | SANGRE | FLEMÁTICO | melancólico | |
caer en el patio de recreo | Encuentra la razón fuera de ti mismo. Culpa a alguien. Siéntete orgulloso de tu dolor | Pregunta: "¿Me he caído?" Llora por un momento y olvídalo. | É estoico, levanta-se e continua impassível. | Aguenta e assume a dor “insuportável”. O mundo está prestes a acabar, e foi feito pra me machucar. |
gira cancelada | Domina la situación, reúne al grupo en señal de protesta. | Apreciar la novedad y pensar en alternativas | Indiferente. No olvidará, pero no es vengativo. | Todo el tiempo supe que iba a ser cancelado, solo para lastimarlo. |
nuevo profesor | Posible rival. Debes presentar al profesor a la clase. Puede tanto ayudar como obstaculizar. | Alguien nuevo. Disfruta de la situación. | Admite al cabo de unas semanas que hay un nuevo profesor y deja de llamarlo por el nombre del anterior. | Nuevo enemigo. Justo cuando empezaba a acostumbrarse al anterior. Más sufrimiento. |
Una tarea | Se precipita sobre él y lo completa. | Lo encuentra fácil e interesante, pero pronto lo abandona cuando la novedad desaparece. | Reflexiona, reflexiona, planifica y tiene dificultad para terminar a tiempo. | Otra carga en la vida para él. |
Fuente: equipo Colégio Waldorf Micael
Embora os temperamentos sejam características individuais, podemos considerar que, como grupo, as crianças são mais sanguíneas, os adolescentes são mais coléricos, os adultos mais melancólicos e os idosos se tornam mais fleumáticos. Segundo Steiner, os temperamentos não devem ser encarados como “falhas” a serem combatidas (ênfase do autor). Nenhum deles em si é bom ou ruim, exceto quando é unilateral, extremamente preponderante sobre os demais. A aplicação desse conhecimento é feita de forma muito cuidadosa, tomando cuidado para não rotular as crianças de acordo com os temperamentos.
Todo temperamento unilateral denota algum desequilíbrio, que na escola pode ser tratado pedagogicamente. Este desequilíbrio é, na verdade, um tipo de força que a criança tem demais, e que ela precisa “gastar”. Assim, o professor precisa aprender a atuar com cada criança de acordo com as características de seu temperamento, e não simplesmente tentar forçá-la a mudá-lo, aplicando castigos etc. Steiner afirma que o temperamento está fundamentado na natureza mais íntima do homem e devemos levar em consideração que só conseguiremos amenizá-lo de forma pedagógica. Só a partir da exercitação dirigida do próprio temperamento é que ele cria forças para transformar-se. “Sendo assim, não contamos com o que a criança não tem, mas com o que ela tem”. (3) Steiner indica algumas estratégias básicas para lidarmos com as crianças de acordo com seu temperamento predominante:
SANGRE
Mais do que qualquer outra, a criança sanguínea precisa desenvolver o amor pelo professor. Para educá-la, devemos fazer-nos amar por ela. “Amor é a palavra mágica. É por esse caminho indireto do afeto por uma determinada personalidade que toda a educação da criança sanguínea precisa passar”. Esta criança se caracteriza por não conseguir manter algum interesse duradouro, e tem dificuldade em terminar tarefas longas, como ler um livro muito grande. Precisamos então tentar descobrir o que pode interessá-la mais, e escolher atividades com as quais ela possa ser sanguínea. É muito importante ela conseguir terminar o que começa.
“Precisamos tratar de cercar a criança com toda sorte de coisas pelas quais ela nutre um interesse mais profundo. Então ocuparemos a criança com tais coisas, por espaços de tempo determinados, coisas em que um interesse passageiro é justificado, junto às quais ela, por assim dizer, pode ser sanguínea, coisas que não merecem que a pessoa mantenha interesse por elas. Devemos deixar que estas coisas falem à sanguinidade, devemos deixar que elas atuem sobre a criança; e então devemos tirá-las dela, para que a criança as deseje novamente e elas tornem a lhe ser dadas. Devemos, assim, deixar que elas atuem sobre a criança.” (4) Rodolfo Steiner
COLÉRICO
Ao contrário do sanguíneo, o colérico não conseguirá facilmente sentir amor pelo professor, mas existe um outro caminho indireto para ajudar em sua educação: respeito e admiração por uma autoridade. Steiner nos esclarece que “para a criança colérica temos, sinceramente, de ser dignos de respeito e estima, no mais elevado sentido da palavra. Não se trata, no caso, de nos tornarmos queridos por nossas qualidades pessoais, como no caso da criança sanguínea; o que importa é a criança colérica sempre poder acreditar que o educador sabe o que faz […] Devemos cuidar para ter nas mãos as rédeas firmes da autoridade, nunca demonstrando ignorar como agir.” É muito importante para toda criança aprender a ouvir e respeitar um Não, especialmente um colérico.
O colérico tem um grande ímpeto de liderar e realizar coisas. Para controlar este ímpeto em sala de aula, o professor sempre lhe deve propor o que é difícil de realizar, sendo importante, inclusive, que ele não consiga vencer todos os obstáculos e que perceba que não é sempre o dono da verdade. “Devemos criar obstáculos, de forma que o temperamento colérico não seja reprimido, mas possa justamente expressar-se através do confronto com determinadas dificuldades que ela [a criança] tem que superar […]. Devemos organizar o ambiente de modo que esse temperamento colérico possa esgotar-se ao ter de superar obstáculos.”
Quando um colérico tem seu ataque de fúria, em vez de tentarmos reprimi-lo na hora, o que costuma ser impossível, o remédio é dar-lhe logo uma atividade difícil, para esgotar sua cólera, e comentar o motivo da cólera só depois que ela houver passado. (5)
melancólico
A criança melancólica tem a característica de achar que o mundo está contra ela, que tudo acontece para feri-la, e apega-se profundamente aos obstáculos. A via de acesso do educador para o melancólico são as dificuldades e sofrimentos que o próprio professor teve de viver. A criança precisa sentir que o professor já passou por sofrimentos. Steiner sustenta que “a criança melancólica é predisposta ao sofrimento; ela tem capacidade para sentir dor, desengano; isso está arraigado em seu íntimo, não podendo ser extinto à força – porém pode ser desviado […] Uma pessoa que, com sua narrativa, pode fazer com que o melancólico chegue a sentir como ela foi provada pelo destino, essa traz um grande benefício a esse tipo de criança”. (6)
De nada adianta tentar alegrar ou consolar um melancólico, a não ser fazer com que sua melancolia piore ainda mais. É preciso que ele vivencie dores justificadas, que ele saiba que sofrimentos existem, e como os homens podem triunfar sobre eles. E é importante demonstrar que respeitamos os sacrifícios que ele faz e os obstáculos que supera. O aluno melancólico precisa sentir que o professor tem uma atenção especial para ele, e não devemos lhe dar uma tarefa qualquer. Ele precisa sentir que está fazendo algo por alguém, um sacrifício pelo professor, por ele ou pela classe; aí ele faz um bom trabalho.
FLEMÁTICO
A criança fleumática tem dificuldades para se envolver com o que acontece ao seu redor. Seu ponto negativo é esta falta de interesse. Para conseguir seu interesse o melhor caminho é promover sua integração com outras crianças, para que conviva com os interesses de seus colegas. No entender de Steiner, não são as coisas por si mesmas que atuam sobre o fleumático. Não é através de um assunto da tarefa escolar ou doméstica que conseguiremos interessar o pequeno fleumático, e sim através do caminho indireto, passando pelos interesses de outras crianças da mesma idade. Ele tem a capacidade de ouvir e de ajudar. É justamente quando as coisas se refletem em outras pessoas que estes interesses se refletem na alma da criança fleumática. (7)
Também é importante, como nos outros temperamentos, aproveitar e valorizar suas características para envolvê-los no aprendizado. Fleumáticos aprendem devagar, mas têm ótima memória, são bons planejadores e persistentes no que fazem, e têm dificuldades para se arriscar a fazer coisas novas. O autor sugere que “procuremos propiciar acontecimentos em que a fleuma seja oportuna. Devemos dirigir a fleuma para os objetos certos, diante das quais se possa ser fleumático. Com isso podem ser obtidos, por vezes, magníficos resultados junto à criança pequena”.
OS TEMPERAMENTOS NA SALA DE AULA
Además de estudiar cómo actuar individualmente sobre el temperamento del niño, es necesario saber gestionarlos mejor en el aula. Los estudiantes deben ser agrupados por temperamento predominante. Al contrario de lo que pensábamos inicialmente, los Sanguines, por ejemplo, ya no hablan porque permanecen juntos. De esta manera desgastan sus excesos entre ellos. Los sanguíneos tienden a cansarse de su agitación, los flemáticos de su inmovilidad, etc. Los coléricos hablarán menos entre sí que sentados al lado de los demás.
Os coléricos são aqueles aos quais o professor vai pedir mais ajuda. Segundo afirma a professora Celina Targa, para lidar com a energia do colérico é importante dar sempre atividade para ele, inventar coisas para ele fazer! “Vá buscar na secretaria uma apostila.” Ou então: “Por favor, abra a porta aqui pra mim que está calor.” “Abra a janela.” “Apague a lousa.” Devemos dar atividade para ele, que é disso que ele gosta e ajuda a desanuviar.” (8)
Os fleumáticos devem ficar separados dos coléricos e perto do professor, pois tendem a querer ser mais espectadores do que participantes da aula. Os fleumáticos não gostam de muita agitação. Targa afirma que “então eles precisam ficar próximos do professor porque daí a gente pode acompanhá-los melhor. […] Onde eles se sintam cercados diante de um palco. Então as primeiras fileiras são um lugar muito bom, pois senão eles ficam esquecidos”. Já os sanguíneos, como gostam muito das novidades, ajudam o professor a disseminar o assunto entre os colegas. Podem ficar entre os coléricos e os fleumáticos. Os alunos com maior potencial de tumultuar os trabalhos devem ficar nos extremos da primeira fileira, e nunca no centro da sala. Os melancólicos, segundo Targa, “precisam de calma. Eles não gostam dessa turbulência do colérico. Isso faz mal para o melancólico. Então uma região mais acolhedora, quente, em geral perto das janelas num cantinho”. Aqui estamos considerando uma sala de aula organizada em fileiras, mas essa organização pode ser adaptada também para outras configurações do espaço. De tempos em tempos o professor pode ir fazendo pequenas mudanças e variações, mas sempre sem perder de vista a harmonia da classe. Para atuar positivamente sobre os temperamentos de seus alunos, é essencial que o professor trabalhe seu próprio temperamento. Esta disposição anímica é, segundo Steiner, de suma importância, pois a criança é educada ‘de alma para alma’.
“É incrível o que se passa nos fios subterrâneos que vão de uma alma à outra. Muita coisa acontece quando os senhores permanecem impassíveis diante de uma criança colérica, ou quando se interessam intimamente pelo que se passa numa criança fleumática. Aí a própria disposição anímica terá, no plano suprassensível, um efeito educativo sobre a criança. A educação se realiza pelo que os senhores são, […] em meio às crianças. Nunca percam, realmente, isso de vista.” (9) Rodolfo Steiner
Quadro 6 – Outras sugestões para lidar com as crianças de acordo com os temperamentos
COLÉRICO | SANGRE | FLEMÁTICO | melancólico | |
Para estimular la actividad | lanza un reto | pedir un favor personal | Usa tácticas de choque y ataque. Habla directamente, llegando al punto principal. | Explique cómo sufrirán los demás si él falla. |
En caso de amonestación | Recordar la mala acción después y debatir, examinar y discutir. | Tenga una palabra amistosa de inmediato. | Tome medidas inmediatas. | Llama pronto la atención sobre las consecuencias posteriores. |
general | Proporcione historias o descripciones donde la imprudencia se vuelve peligrosa o ridícula. Regalar un montón de cosas diferentes, haciéndolas suponer un reto. | Proporcione historias animadas con descripciones emocionantes, con marcos continuos y variados. Dar un montón de cosas diferentes para hacer. | Contar historias indiferentes de forma apática. Asigne una tarea y decida cumplirla. | Cuente historias o descripciones de eventos tristes para mostrar cómo el espíritu humano a veces triunfa. Interesarse por la tristeza y pedirle que ayude a alguien menos capaz. |
Fuente: equipo Colégio Waldorf Micael
Bibliografía
- Apud CARLGREN, Frans y KLINGBORG, Arne. Educación para la libertad: la pedagogía de Rudolf Steiner. 2006, pág. 69.
- STEINER, Rodolfo. El misterio de los temperamentos. 2002, pág. 15.
- STEINER, Rodolfo. El misterio de los temperamentos. 2002, pág. división
- STEINER, Rodolfo. El misterio de los temperamentos. 2002, pág. división
- STEINER, Rodolfo. El misterio de los temperamentos. 2002, pág. división
- STEINER, Rodolfo. El misterio de los temperamentos. 2002, pág. división
- STEINER, Rodolfo. El misterio de los temperamentos. 2002, pág. división
- TARGA, Celina AN Clase del proyecto Dom da Palavra (video grabado). 2008
- STEINER, Rodolfo. El Arte de la Educación III: Discusiones Pedagógicas. 1999, pág. 18
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