Auf der Suche nach meinem Punkt

 

Impressão ou PDF

 

Theaterstück von Ruth Salles

Este jogral sobre espaço, movimento, centro, encontros, pode ser vivido também como peça, não apenas com a fala, mas também com movimentos ou gestos e até algum canto. A primeira estrofe contém oito grupos de três versos: sete desses grupos podem representar os sete planetas principais; o oitavo, o sol ao centro da roda. Pode haver também estrelas representando as constelações zodiacais. As sete notas da escala musical podem ser entoadas pelos sete planetas; a oitava do dó, pelo sol. Mas tudo isso e mais o movimento e os gestos fica a critério do professor ou professora que quiser usar o texto como peça, ou então como jogral, só com a fala e alguns gestos. Em todo caso, arrumei como peça, separando personagens, como sugestão.

ZEICHEN:
Menino, Menina; Mercúrio,Vênus,Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano; Sol, Estrelas Zodiacais; Leste, Oeste, Sul, Norte

NOTA:
À exceção do menino e da menina, todos têm uma capa de cor, que tiram para se tornarem outros meninos e meninas na parte final da peça. Os planetas, com o sol no centro, e as estrelas zodiacais atrás deles, formam um semi-círculo ao fundo, por onde passam o menino e a menina.

 

MENINO (enquanto se ouve a nota Dó, dada por Mercúrio):
– Vou indo no vento,
voando, passando
por tudo que existe nos céus.

MENINA (enquanto se ouve a nota Ré, dada por Vênus):
– Os astros palpitam,
estrelas me fitam,
e eu passo movendo seus véus.

MENINO (enquanto se ouve a nota Mi, dada pela Terra):
– E giro na ronda,
e a terra redonda
me chama, tão verde e azul…

MENINA (enquanto se ouve a nota Fa, dada por Marte):
– E eu caio em seu colo,
no gelo do polo.
Que frio, no norte ou no sul!

MENINO (enquanto se ouve a nota Sol, dada por Júpiter)
– E passo por tudo
e faço um estudo
da terra, dos rios, do mar.

MENINA (enquanto se ouve a nota Lá, dada por Saturno):
– É neste planalto
tão alto, tão alto
que vou escolher um lugar.

MENINO (enquanto se ouve a nota Si, dada por Urano):
– Eu vim sem demora;
agora é a hora;
aqui é o canto onde chego.

MENINA (enquanto se ouve a nota Dó, dada pelo Sol):
– É o ponto escolhido;
e sou acolhido
num bom e feliz aconchego!

MENINO E MENINA:
– Onde estou? Onde estou?

ESTRELAS:
– Bem no centro de seu lar.

MENINO E MENINA (apontando):
– À direita é o leste…

LESTE:
– Onde tenho o grande mar,
que balança no horizonte.

MENINO E MENINA (apontando):
– À esquerda é o oeste…

OESTE:
– Onde o sol eu vou deitar
logo atrás daquele monte.

MENINO E MENINA:
– E por que o sul assim
se escondeu atrás de mim?

SUL:
– O meu vento quer soprar
ora frio, ora gelado,
e empurrar e animar
quem vier desanimado.

MENINO E MENINA:
– Olho à frente e vejo o norte…

NORTE:
– Sou eu! Dê um passo forte!
Eu seguro sua mão
e lhe mostro a direção.

MENINO (enquanto os outros tiram a capa e vão-se unindo ao menino e à menina, formando dois círculos concêntricos):
– Vou sorrindo sempre assim
para quem vai avançando
já adiante de mim.
E eu chamo e puxo mais,
e assim vou ajudando
quem vem vindo atrás.

MENINA:
– Se o braço esquerdo eu estendo,
na palma da mão recebo
muitos dons que vêm de Deus.
Quando estendo o outro braço,
com a mão direita eu passo
os dons que não são só meus.

MENINO E MENINA:
– Vira, vira, o meu rosto vai voltado
para tudo que estiver de todo lado.
Neste onde, neste quando,
minha roda vou girando.
Todo mundo dando a mão
numa alegre união.

ALLE:
– Você, à minha esquerda,
passe um dom para mim.
Para ele, à direita,
passo o dom também assim.
Ele passa a outros mais,
e os outros vão passando,
vão os dons multiplicando
sempre mais, sempre mais.
Nunca, nunca é demais! (bis)

 

 

***

Teile diesen Beitrag
Facebook
zwitschern
Telegramm
WhatsApp

ABONNIEREN Sie unser Portal mit nur R$ 8,00 pro Monat

und helfen, die Waldorfpädagogik in Brasilien zu säen. Hier unterschreiben.

Höhepunkte
zusammenhängende Posts
Literatura disponível

Der Inhalt dieser Website darf für nichtkommerzielle Zwecke unter gebührender Anerkennung der Autoren und der Website verwendet und gemäß der Lizenz ohne Änderungen weitergegeben werden.
Creative Commons 4.0