Uma peça sobre números

 

Impressão ou PDF

 

Matemática – peça de Ernst Bühler para crianças de 7 anos

Nesta peça de Ernst Bühler (Suíça), traduzida do inglês e adaptada por Ruth Salles, as crianças aprendem os números a partir do 1, estando todos os outros números incluídos no 1, no uno como um todo. Leia as orientações pedagógicas.

Personagens: o Coro, que inclui as Crianças que representam os números.

Dentro do próprio coro, todos se organizam em fileiras: de uma criança, de duas, três, quatro, cinco, seis, sete, e a criança que representa o zero. As que vão falar no centro saem do coro depois voltam. Só o UM fica sempre fora perto do coro, porque os outros números se dirigem a ele. As falas são ditas em conjunto com o coro.

Chor (canta ou recita):

“Todos já vamos em fileiras começar nossa brincadeira.

Plim-plam-plum!
Nada de zum-zum!
Plim-plam-plum,
vai falar o UM!”

Uma criança:

– Eu sou o UM, eu sou o Todo.
Sou redondo e lindo assim. (dá um giro)
Tudo o que existe está dentro de mim.

Duas crianças (falando com o UM):

– Nós somos o DOIS.
Somos amigos. Você não vê que somos mais que você?

Chor (junto com o Um):

– É. Vocês são dois,
mas devo avisar
que dois amigos
formam só Um par.

Três crianças (falando com o UM):

– Nós somos o TRÊS.
Que maravilha!
Somos mais que você,
pois somos o pai,
a mãe e a filha.

Chor (junto com o Um):

– É. Vocês são três
juntinhos na trilha.
Mas formam só Uma família.

Quatro crianças (com túnicas de cores diferentes, falam com o UM):

– Nós somos QUATRO ventos,
que voam e ninguém vê.
Nós somos mais que você!

Vermelho:

– Eu sou o vento Norte.

Azul:

– Eu sou o vento Leste.

Verde:

– Eu sou o vento Sul.

Amarelo:

– Eu sou o vento Oeste.

Chor (junto com o Um):

– É. Vocês são quatro,
mas devo avisar
que são quatro ventos
de só Um ar.

Cinco crianças (falam com o UM):

– Nós somos a rosa.

Cinco pétalas cheirosas:

1, 2, 3, 4, 5.
Aí está porque
somos mais que você.

Chor (junto com o Um):

– É. Vocês são cinco pétalas bem cheirosas,
mas formam só Uma rosa.

Seis crianças (falam com o UM):

– Nós somos os SEIS lados do cristal:
1, 2, 3, 4, 5, 6.
Somos mais que você, afinal.

Chor (junto com o Um):

– É. Vocês são seis. Nada mal.
Mas são os seis lados
de só Um cristal.

Sete crianças (para o UM):

– Nós somos os SETE dias da semana.
Olhe só como é comprida nossa caravana:
Segunda, Terça, Quarta, Quinta,
Sexta, Sábado e Domingo.
É assim
que somos mais que você,
do começo ao fim.

Segunda-feira:

– A segunda-feira ainda está sonhando,
quer passar o dia cochilando.

Terça-feira:

– Mas a terça-feira tem um braço forçudo,
e tem vontade de fazer de tudo.

Quarta-feira:

– A quarta-feira acho que vai voar.
“Vamos dançar! Saiam todos do lugar!”

Quinta-feira:

– A quinta-feira ouve muito bem
os versos que são ditos por alguém.

Sexta-feira:

– A sexta-feira prepara num momento
as flores para a festa de um casamento.

Sábado:

– O sábado é dia de lavar e costurar,
porque a semana está para terminar.

Domingo:

– O domingo é o dia mais precioso,
com sua coroa dourada do repouso.

Chor (junto com o Um):

– Sim. Vocês são sete dias em caravana.
Mas formam só Uma semana.

Uma criança:

– Eu sou o Zero. Sou um feiticeiro.
Tudo que eu toco muda por inteiro.
O 1 vira 10, o 2 vira 20, o 3 vira 30, o 4, 40.
E mais o 50, o 60, o 70.

Chor (todos já incluídos nele):

– Muito obrigado por ouvirem nossa peça.
Mas sabemos que alguém se interessa
pelo 8 e pelo 9. Onde foram parar?
Ah, num outro dia eles vão falar.
E agora mostramos para vocês
como sabemos contar
de 2 em 2 e de 3 em 3,
de trás pra diante e de diante pra trás:
2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20;
20, 18, 16, 14, 12, 10, 8, 6, 4, 2.
3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30;
30, 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6, 3.

 

***

 

Teile diesen Beitrag
Facebook
zwitschern
Telegramm
WhatsApp

ABONNIEREN Sie unser Portal mit nur R$ 8,00 pro Monat

und helfen, die Waldorfpädagogik in Brasilien zu säen. Hier unterschreiben.

Höhepunkte
zusammenhängende Posts
Literatura disponível

Der Inhalt dieser Website darf für nichtkommerzielle Zwecke unter gebührender Anerkennung der Autoren und der Website verwendet und gemäß der Lizenz ohne Änderungen weitergegeben werden.
Creative Commons 4.0