Começamos a atingir nossos objetivos
O trabalho das professoras Cecília Bonna e Cristina Brigagão Ábalos foi excelente, o que conquistou a simpatia de todos os participantes. O curso causou um forte impacto na autoestima dos professores, em especial dos que conseguiram realizar com sucesso, junto a seus alunos, as atividades propostas.
Ao término do 1° seminário, foi aplicado um questionário aos professores para avaliação do projeto. Veja alguns resultados:
100% consideraram que as práticas aprendidas podem ser aplicadas em seu trabalho cotidiano.
100% consideraram que as práticas aprendidas podem tornar suas aulas mais interessantes para os alunos, e produtivas.
100% indicam o curso para seus colegas.
83% indicam o curso também para os coordenadores pedagógicos e diretores das escolas.
100% dos participantes declararam querer conhecer mais sobre a pedagogia Waldorf.
Após as visitas realizadas nas escolas, para conhecer as classes e o trabalho de cada professor, pudemos verificar que mais de 80% deles começaram a aplicar exercícios com ritmo e poesia com seus alunos, e alguns com ótimos resultados. Em breve, poderemos apresentar um vídeo sobre esta etapa do trabalho.
Acquired experience
Este seminário nos permitiu chegar às seguintes conclusões:
1. O modelo proposto foi adequado, assim como o conteúdo. Para um próximo seminário, os ajustes necessários serão relativamente poucos.
2. Confirmamos que as chances de sucesso serão maiores, quanto maior for o número de professores participantes de uma mesma escola. Num próximo seminário, incentivaremos a participação de coordenadores pedagógicos e diretores de escolas, para facilitar a implantação de uma nova didática nas escolas.
3. É melhor trabalhar com os professores de 1ª a 4ª séries juntos, formando um mesmo grupo. Inicialmente, havíamos previsto separá-los em dois grupos, um com professores de 1ª e 2ª séries, e outros com os de 3ª e 4ª séries, adequando os conteúdos. Aconteceu que os professores nos pediram para participar dos dois grupos, pois nem sempre ficam com a mesma série, de um ano para o outro. Assim foi feito, e isso gerou um maior entrosamento entre colegas e uma troca de experiências mais rica.
Depositions
“Exercícios com ritmo, declamação de poemas, realização da aula trimembrada e avaliação de temperamento são práticas que podem ser aplicadas no meu trabalho cotidiano, sem esquecer o poema da manhã. O mais importante neste projeto foi ter tornado possível uma reflexão sobre o meu EU PROFESSORA, e a aplicação de práticas que me deixaram mais próxima dos meus alunos e de seus pais. Ponto importantíssimo: Curso ministrado por professoras com prática de sala de aula. Deus vos abençoe.”
Zuleica Maria Freitas Nicomedes
EMEF Guilhermina R. de Moraes
“Tenho aplicado as práticas pedagógicas e o resultado é fantástico. O mais interessante foi a forma como os conteúdos foram passados, as atividades rítmicas, sempre partindo do corpo e da nossa vivência. O fazer junto, em conjunto, passando pelas mesmas etapas que os alunos passam para aprender, e a alegria e o carinho como fomos acolhidas e tratadas.”
Rosângela Aparecida Almeida Luz
EMEF José Pereira de Borba
“O que mais gostei o projeto foi o cuidado para descobrir e lapidar o ser humano individualizado que existe em cada criança, mas que precisa ser ensinado a viver socialmente. Foi muito bom conhecer algo novo, com a proposta de melhorar a nossa prática. Obrigada.”
Ivana Nogueira dos Santos
EMEF Manacá
“O que achei mais interessante foi a visão que se tem do educando, a valorização do mesmo para que este possa desenvolver suas habilidades; o cuidado perante sua mente, corpo e alma em conjunto. Os encontros me instigaram a procurar outras formas de me relacionar com os educandos. Agora os enxergo melhor e tento descobrir suas habilidades.”
Roberta Pires Caetano